5 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja

A inauguração da loja é um momento muito importante para o sucesso dos negócios, pois é ela que apresenta a marca para o mercado e dá início à criação de um posicionamento estratégico.

Depois de muito tempo de planejamento, chega o momento tão esperado para o empreendedor: a inauguração da loja. Se você está nessa fase do negócio, ou então está na etapa de planejamento, certamente já vem se preparando para abrir seu próprio estabelecimento.

O planejamento estratégico para o lançamento de uma loja é apenas uma das etapas, mas é um processo que exige bastante tempo e dedicação. Dentro deste processo, o plano de ações de marketing se destaca, já que ele será o responsável por fazer com que o negócio seja visto e lembrado. Além de, é claro, indicar o melhor caminho para prospectar clientes e também para manter o seu relacionamento com eles. Ou seja, está bastante ligado ao sucesso do novo negócio, não apenas no início, mas em toda sua jornada como empreendedor.

Para ajudar você nesta jornada de aprendizado de como fazer a inauguração de loja, reunimos algumas dicas essenciais sobre o tema. Assim, você poderá iniciar com mais tranquilidade e segurança. Quer conferir? Então acompanhe a seguir!

 

Os passos iniciais antes de uma inauguração de loja

Se você está planejando a abertura da sua empresa com cuidado, não é na inauguração que vai abrir mão dos detalhes. Como já falamos, esse momento é super importante e influencia o desempenho do estabelecimento por um longo período. Confira nossas dicas sobre como organizar uma inauguração de loja. Vamos lá?

 

1. Tenha uma identidade visual definida

A identidade visual é indispensável para que você possa criar uma marca que seja lembrada pelo cliente. Ela também é o primeiro passo para a padronização do seu espaço e deverá estar alinhada com a essência da sua empresa.

Após a criação da identidade, é importante que ela seja aplicada no ponto de vendas de maneira atrativa e assertiva. A identidade visual será responsável por definir as cores que deverão predominar no ambiente da sua loja e como ele será decorado para transmitir a mensagem principal da sua marca.

Ela também te auxiliará a criar um ambiente mais harmonioso e a dar uma cara única à sua loja, facilitando a identificação com o público-alvo. Muitas lojas criam, inclusive, uma identidade olfativa e uma playlist própria pensando no público que deseja atingir, a fim de humanizar ainda mais a marca e o ponto de vendas.

A inauguração é a sua chance de apresentar a sua marca com uma identidade forte, que fique na memória do público-alvo. Isso significa que as escolhas para esse momento, como o que dar de brinde na inauguração da loja ou o próprio layout do convite para a inauguração da loja, deverão ser coerentes com essa identidade.

Uma loja de artigos de pesca pode ter uma identidade toda baseada em temas náuticos, com o uso de listas horizontais e tons de azul e verde, por exemplo.

 

2. Faça anúncios para o lançamento do negócio

Assim como a identidade visual, as divulgações de lançamento também devem ser planejadas e produzidas antes de uma inauguração de loja. Com antecedência, avalie como você vai comunicar a abertura do negócio – por exemplo, podem ser confeccionados folders, faixas, banners ou outros materiais. O ideal aqui é contratar uma agência de publicidade para produzir estes materiais de forma mais profissional, já padronizando-os de acordo com a identidade visual. A agência também irá ajudar a criar uma frase para a inauguração da loja que tenha um bom apelo junto ao público, mantendo a identidade da marca.

Além dos materiais físicos, é indispensável investir em redes sociais de forma geral. Planeje uma trilha de postagens com antecedência prévia, selecionando quais conteúdos liberar em cada dia que anteceder a inauguração. Lembre-se de que, antes de criar anúncios pagos nas redes sociais, é importante você criar estratégias de divulgação e engajamento orgânico nas redes sociais. Não basta apenas criar o perfil e não postar nada até o dia da inauguração. Instigar a curiosidade pode ser uma ótima forma de iniciar a divulgação da sua nova loja.

Em questão dos anúncios pagos, as redes sociais no geral possuem um custo de produção e veiculação mais baixo que outras formas de divulgação e possibilitam uma melhor segmentação de público. Ou seja,  você pode mostrar o seu anúncio apenas para os públicos que têm mais a ver com a sua loja (Por exemplo: mulheres, de 20 a 40 anos, que residam em determinada cidade). Desta forma, seu post para inauguração de loja atinge apenas os consumidores ideais e caminha rumo ao encantamento dos seus futuros clientes.

Outra ideia interessante é a contratação de influencers para divulgarem a sua loja. Aqui não precisam ser celebridades super caras, influencers de nicho, com um público fiel podem oferecer um retorno muito mais interessante para sua marca, sem custar tanto. Em caso de uma loja física, pense na possibilidade de convidar o influencer para um evento no estabelecimento.

 

3. Organize o evento de abertura

O que não faltam são ideias para inaugurar uma loja. Eventos de abertura são uma das ideias que mais dão certo, quando o assunto é o lançamento de um negócio. Essa é uma forma especial de conhecer e agradar seus clientes e, claro, mostrar a eles sua loja, seus produtos e diferenciais.

Importante: pense em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que também possam ser de interesse do seu público-alvo, ok? Nada de inaugurar a loja no dia das mães ou na véspera de Natal, por exemplo.

Dependendo do seu público-alvo, avalie se terá lista de convidados ou não, e também em como fazer o convite de inauguração da loja. É importante ressaltar que caso seu evento seja fechado e mesmo assim algum cliente for sem ter confirmado presença, você deve recebê-lo da mesma maneira.

Organize todos os detalhes: o que servir em inauguração de loja entre aperitivos e bebidas, qual será o limite de pessoas, se terá alguma ação de desconto ou alguma atração especial, como um show musical. Faça um cronograma e providencie a decoração adequada para a ocasião. E, não menos importante: lembre-se de incluir a chamada para o evento nos canais e materiais de divulgação.

 

E se minha loja for online?

No caso de evento de inauguração de loja online, você pode usar a criatividade e pensar em estratégias para conectar o seu público à sua loja. Uma boa dica é fazer uma live de lançamento em redes sociais como o Instagram, o TikTok ou Youtube, apresentando seus produtos e serviços e mostrando os diferenciais da sua loja. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, seria interessante fazer um provador virtual (contratando modelos, fazendo por conta própria ou mesmo chamando aquele amigo ou amiga que esteja acostumada a aparecer nas telinhas) mostrando a qualidade das roupas, variedade de estampas, cores e cortes.

O mais importante na hora de planejar o evento de inauguração da loja, seja ele presencial ou online, é que ele deve estar alinhado com a essência da sua empresa e o seu público-alvo. Por exemplo, se você vende artigos de saúde e bem-estar, pense em um coquetel mais leve e saudável, com sucos e alimentos integrais. O evento de inauguração é o primeiro contato com a sua marca, por isso é importante transmitir uma boa impressão desde o início.

 

4. Pense em promoções especiais

É natural que os clientes busquem por promoções e, no lançamento, não será diferente. Além de conhecer a nova loja, os consumidores estarão em busca de promoções. Dependendo do seu nicho e público, esta pode ser uma estratégia bem eficiente para a inauguração de loja.

Caso você decida abraçar a ideia e fazer uma promoção no lançamento, escolha produtos que acredita que terão uma boa aceitação no mercado e aplique um desconto atrativo sobre eles. Você pode optar por modalidades de desconto saudáveis, como descontos progressivos, que incentivam a compra de um número maior de produtos. Ou ainda estimular a recompra, com cupons ou descontos para uma segunda compra na loja.

É claro que você deve aplicar esses descontos com base no planejamento do seu negócio, pois uma promoção não pode afetar o lucro e o funcionamento do negócio. Além disso,  assim como fará com o evento de abertura, informe sobre as promoções em todos os materiais e canais de divulgação – panfletos, banners e redes sociais.

Você também pode pensar em promoções que tragam os clientes de volta à loja, como cupons de descontos em uma segunda compra. Se você estiver inaugurando uma loja de doces, por exemplo, pode oferecer um cupom de desconto com valor proporcional à compra feita na inauguração, para ser usado no mês seguinte, estimulando o retorno do cliente e a criação do relacionamento.

 

5. Certifique-se de que sua equipe está bem treinada

Nada adianta atrair os clientes se quando chegarem na sua loja eles receberem um atendimento ruim. Por mais que a decoração e as promoções estejam boas, dificilmente você começará um bom relacionamento com eles.

A equipe é responsável pela agilidade no atendimento, de forma que precisa estar treinada também nos processos de movimentação de caixa, controle de estoque e até política de troca.

Lembre-se que seus funcionários representam a sua marca para o público e precisam estar prontos para lidar com as dúvidas, mostrar como os produtos funcionam, falar sobre vantagens e benefícios. Em uma loja de eletrônicos, por exemplo, ter uma equipe que entenda de tecnologia para explicar ao consumidor como aproveitar o produto ao máximo, faz toda a diferença.

 

6. Invista na fidelização de clientes

Falando nisso, para começar um bom relacionamento com os clientes, é fundamental estar presente na data de abertura – seja ela online ou presencial. Sua presença, como pessoa dona do negócio, ajudará a criar um laço de empatia com o público. Além de, é claro, poder coordenar o evento de perto. Receba e atenda seus clientes com entusiasmo e cortesia, buscando entender um pouco mais sobre o que gostam, os produtos que procuram, que tipo de eventos e promoções gostariam de participar, etc.

Aproveite este momento e colete informações de seus primeiros clientes e visitantes para divulgações posteriores. É isso mesmo, não basta ter boas ações de marketing apenas para a inauguração de loja. Para que seu negócio siga conquistando clientes em um mercado tão competitivo, é necessário investir em criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

É importante que, ao levantar esses dados, os consumidores concordem em receber as comunicações da empresa. Assim, você estará obedecendo à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e poderá criar uma rede de contatos com os clientes por meio de pesquisas rápidas no estabelecimento, com mensagens via WhatsApp, SMS, envio de e-mails e até mesmo com formulários vinculados a alguma ação feita.

 

Algumas dicas de dados para você coletar:

  • nome e endereço;
  • sexo;
  • telefones para contato;
  • produtos de preferência;
  • e-mail e redes sociais.

Com estes dados, você poderá criar ações personalizadas para grupos específicos de clientes e as distribuir ao longo do ano, ou ainda aproveitar as datas sazonais e festivas, como Natal, Dia dos Mães e Dia dos Namorados para criar mais contatos e promoções.

Em caso de uma loja de decoração é possível fazer comunicações específicas sobre preparar a casa para o Natal ou a Páscoa, ou ainda promoções relacionadas a cômodos específicos, como o cantinho das crianças ou um espaço gourmet.

Se você não possuir conhecimento ou aptidão para lidar com tais estratégias, é sempre aconselhável contratar uma empresa de marketing com experiência de mercado. Além de transmitir credibilidade, você garantirá campanhas de alto nível e com resultados satisfatórios.

 

Gestão de qualidade: invista em tecnologia para uma boa administração da sua loja

Nada melhor para um negócio do que a certeza de que ele está sendo bem administrado. Para fazer promoções ou outras ações de divulgação, por exemplo, é preciso estar com toda a parte financeira e operacional funcionando de maneira eficiente. Dessa forma, controlar estoque, organizar a reposição de mercadorias, saber datas e valores sobre vendas (e compras) à prazo, manter atualizado o cadastro de clientes e ter agilidade no atendimento também está ligado ao sucesso final da loja.

Afinal, tudo isso será refletido na hora da venda.

Uma forma de facilitar bastante essa rotina administrativa é o uso de um bom software de gestão de lojas. A ferramenta vai digitalizar seus processos, ajudando a inserir e controlar dados e operações do negócio. Esses sistemas são essenciais para qualquer negócio que busca inovar e se diferenciar no mercado.

Como vimos, a inauguração da loja é um dos momentos mais importantes para um empreendimento ter sucesso. Exatamente por isso, ela deve ser planejada cuidadosamente para apresentar ao seu público-alvo todos os diferenciais do negócio. Se seguir estas ideias para inaugurar uma loja, você já estará um passo à frente da concorrência!

Fonte Hiper

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