É amplamente conhecido que o setor varejista tem um faturamento anual muito expressivo. Segundo a revista SuperHiper de Maio de 2020, as 300 maiores empresas do setor somaram um faturamento de R$ 290,1 bilhões, somente em 2019, com uma alta de 3,3% em relação ao ano de 2018. O que poucos sabem é que apesar do faturamento ser alto, a margem de lucro líquido é baixa. A mesma revista demonstra que o índice da margem de lucro líquido dos supermercadistas, em 2019, foi de 2,4%, sendo que esse é o maior índice desde 2011.
Com esse cenário podemos perceber que para obter lucros consideráveis, o supermercadista deve ter um faturamento faturar alto, e para alcançar esse faturamento o giro de mercadoria é primordial em seu negócio. Portanto, a gestão da comercialização do produto é de primordial importância, e essa gestão inicia-se no momento do pedido de compra das mercadorias.
Mesmo com toda a importância em realizar de forma correta as compras de mercadorias, muitos empresários insistem em não implantar esse setor em suas empresas, o que implica em vários fatores negativos para o negócio, como por exemplo ruptura de mercadoria, fazendo com que o faturamento diminua ou haja perda de mercadoria o que eleva o custo operacional. Ambas as situações impactam diretamente no lucro de sua empresa.
Por não haver um setor responsável pela compra de mercadorias, os supermercadistas cometem erros graves que acabam inviabilizando seu negócio. Alguns erros são:
- Não ter eficiência no momento da compra.
- Compra de mercadorias em quantidade erradas.
- Não usar indicadores de desempenho do produto.
- Não usar a tecnologia para avaliação da compra e do fornecedor.
Quando existe um setor de compras, a probabilidade de uma negociação assertiva é muito grande. Porém o comprador deverá se pautar em informações reais para tomar a melhor decisão. Algumas informações a serem analisadas pelo comprador são:
Movimentação do produto
O comprador deve avaliar em sua análise qual foi a quantidade movimentada do produto que deseja comprar, levando em consideração períodos anteriores, além de saber qual o tempo que deseja manter o estoque desse produto, até a próxima compra. Também deve levar em consideração a perspectiva de crescimento ou diminuição de venda do produto.
Troca a ser realizada, ou bonificação acordada com o fornecedor
Existem negociações realizadas previamente com o fornecedor, onde as mercadorias que se tornaram impróprias para a venda serão trocadas, ou ainda, pode ter havido uma negociação de bonificação. O comprador deverá ter essa informação no momento do pedido de compra, para que possa previamente negociar com o fornecedor e com isso diminuir o custo com a compra de mercadorias.
Dados da última compra realizada
Com as informações da última compra realizada, o comprador tem argumento de negociação. Evitando que seja comprado um produto com um custo maior que o habitual, e assim decidindo na viabilidade ou não da compra daquela mercadoria. Com isso as tomadas de decisões são pautadas em informações claras e coesas, evitando uma variação muito grande no preço de venda do produto.
Quem compra bem, vende bem. E essas informações auxiliaram o comprador a realizar as compras de mercadoria de uma forma mais assertiva.
O supermercadista deve estar sempre preocupado se está comprando bem, pois é nesse momento que inicia-se a geração de lucro da sua empresa, e como podemos observar, a margem de lucro líquido, em um supermercado, é muito baixa. Então utilizar corretamente as informações que se tem para fazer uma boa compra é fundamental, pois uma boa compra impactará diretamente nos resultados do seu negócio.
E por fim, procure implantar processos automatizados que facilitem a gestão das compras, obtendo informações concretas nas negociações com os fornecedores, resultando competitividade no valor das mercadorias, e sem dúvida, na lucratividade do seu negócio.
Fonte – www.derevo.com.br