Cobrança simples x cobrança registrada

A cobrança bancária com a utilização de boletos é um recurso largamente utilizado atualmente, propiciando ao sacado (para quem foi emitido o boleto) que o pagamento possa ser feito em qualquer agência bancária até o seu vencimento. Dentre as modalidades de cobrança com a utilização do boletos, as mais utilizadas são a cobrança simples e a cobrança registrada. Vejam as características de cada uma delas…

Cobrança Simples

Na cobrança simples o cedente (quem emite o boleto) faz a geração e normalmente também a impressão do boleto, que pode também ser gerado em PDF (ou outro documento eletrônico) e enviado para o e-mail do cliente. Nesta modalidade, o banco somente debitará para o cedente a taxa de cobrança a partir do momento em que o sacado fizer o pagamento do boleto no sistema bancário.

Uma desvantagem desta modalidade é que o sacado não conseguirá fazer a atualização de valores do boleto a partir do site do banco cedente, para pagamento após o vencimento e outra desvantagem é que o sacado conseguirá alterar a data de vencimento codificada e assim fazer o pagamento via internet sem o pagamento dos juros e/ou multas incidentes.

Cobrança Registrada

Na cobrança registrada o cedente poderá fazer a geração e o envio do boleto da mesma forma que na cobrança simples e, ao final do dia, o cedente faz a geração do arquivo de remessa e envia ao banco para registro. Nesta modalidade o banco normalmente cobra do cedente já no ato do registro, independente de o título ter sido pago ou não, e normalmente o custo de uma cobrança registrada é superior ao custo de uma cobrança simples. Com a cobrança registrada também é possível comandar eletronicamente diversas instruções, mas cada uma destas instruções ocasiona a cobrança de um adicional por parte do banco.

A desvantagem desta modalidade é o custo maior, além da necessidade de baixa junto ao banco quando o sacado fizer um pagamento diretamente ao cedente, sem a utilização do boleto bancário. As principais vantagens são as seguintes:

  • Possibilidade de acompanhamento da trajetória do título até a liquidação ou registro em cartório;
  • Possibilidade de impressão da segunda via do boleto pelo cedente através de serviço disponibilizado pelo banco pela internet, inclusive com atualização de valores para pagamento após o vencimento original;
  • O cedente pode a ter a opção de comandar uma série de instruções de forma online (protesto, desconto, prorrogação, etc.), possibilitando a impressão do boleto eletrônico com a nova instrução, imediatamente após a alteração comandada.

Geração pelo SAD Gestor ERP

O SAD Gestor ERP, com a utilização das ferramentas da Cobre Bem, possibilita a utilização destas duas formas de cobrança, fazendo a geração e impressão dos boletos nativamente. Caso o usuário opte pela utilização da cobrança registrada, é possível a geração do arquivo de remessa filtrando por período, e dentro do período, selecionando os registros individualmente. Este processo deve ser feito criteriosamente, para que não sejam enviados como registrados para o banco aqueles boletos que não necessitem de registro, para que não seja gerada uma cobrança desnecessária para o cedente.

Baixas pelo SAD Gestor ERP

Diariamente o banco poderá disponibilizar para o cedente um arquivo contendo as informações de todas as liquidações ocorridas no dia anterior, independente de os boletos terem sido registrados ou não, e este arquivo poderá ser processado pelo SAD Gestor ERP para que os títulos sejam automaticamente baixados no sistema de retaguarda.

Um detalhe importante é ficar claro que mesmo que os boletos não sejam registrados, o banco cedente gera o arquivo de retorno para processamento pelo cedente, e desta forma o boleto registrado passa a ser uma opção para o cedente que queira uma maior segurança quanto a alterações nos valores e datas de vencimento por parte do sacado ou queira disponibilizar ao sacado a possibilidade de reimpressão do boleto a partir do site do banco.

Processamento dos Arquivos de Retorno

Existem diversos padrões de arquivos, tanto para remessa como para retorno. Como o SAD Gestor ERP se utiliza do módulo da Cobre Bem para as operações com boletos bancários, dependemos deste módulo para a geração e também para o processamento dos retornos, e nos deparamos com alguns padrões que não funcionam. Os padrões que estão testados e funcionando corretamente são o CNAB400 e o CBR643, largamente utilizados pelos bancos. Caso o banco esteja fornecendo os arquivos de retorno em um formato diferente destes dois, basta pedir para que o banco mude no cadastro da cobrança para um destes formatos.