Com a evolução dos modelos comerciais a logística possibilitou o aumento do nível de competitividade entre as empresas, utilizando-se de metodologias claras e objetivas para o gerenciamento do fluxo positivo dos produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo.
A logística agrupa todas as atividades ligadas a posse e movimentações dos produtos nas organizações: previsão da demanda, gestão de estoque, transporte e armazenagem, ou seja, não se limita unicamente na operação de transporte, ela se estende muito além dessa tarefa e nos mostra que não há negócio sem um bom e amplo planejamento logístico.
O segmento de vendas no atacado e varejo inseridas nesta realidade, vem melhorando continuamente seus indicadores de desempenho logísticos. Avaliando cada processo, com isso gerando informações preciosas à tomada de decisões, que auxiliam os gestores nas ações corretivas, preventivas e de melhorias. Desta forma, aumentando a produtividade, e cada vez mais a qualidade dos produtos e serviços ao cliente, mantendo a cultura da eficiência em todas as atividades da organização.
Aliada as novas tecnologias permite reavaliar o posicionamento em relação ao seu concorrente, levantamento de dados factíveis que ajudem a redefinir a estratégia do negócio, identificando as necessidades de seus clientes, e os principais gargalos que impactam na operação, ou seja, mitigando todos aqueles problemas que prejudicam o atingimento da excelência na logística integrada, sem comprometer a negociação pela falta deste ou daquele produto, que variam desde itens básicos até produtos altamente sensíveis e sofisticados.
“Imagine seu cliente insatisfeito por não ter recebido o produto na data prometida ou até mesmo fechar um pedido e só depois descobrir que a sua loja não tem o produto disponível? Isso gera um grande desconforto ao cliente.”
Elimine de vez os processos arcaicos de sua empresa, garantindo que as mercadorias vendidas sejam entregues na quantidade certa, no prazo combinado, sem avarias ou problemas. Trazendo tais benefícios como:
- Previsão assertiva de entregas
- Melhoria na produtividade;
- Redução de riscos para operação;
- Planejamento de viagem (roteirização);
- Manutenção programada de frotas.
Aumento da Lucratividade
Lucratividade é o retorno positivo de um investimento, investir em logística é traçar um caminho de desafios e estratégias com dezenas de oportunidades de melhoria, mas para isso acontecer é preciso mapear todas as atividades, analisando-as e encontrando possibilidades de aumento da produtividade, reduzindo as necessidades de recurso e principalmente diminuindo os custos.
O segundo passo é dispor de um controle de estoque rigoroso com informações que lhe permita administrar todas as etapas dos processos, definindo soluções mais eficazes e elaboradas. Isso permite agir direto na fonte do problema, em vez de apenas minimizar suas consequências;
Abaixo separamos alguns deles:
Alto consumo de combustível:
O planejamento de rotas auxilia na redução do consumo de combustível. Mas é importante ressaltar que as revisões periódicas são fatores importantíssimos tanto na economia, quanto na durabilidade de suas frotas, ou seja, uma boa gestão de frotas contribui para o aumentará da eficiência e produtividade.
Cancelamentos e Devoluções:
A integração das informações entre os departamentos de compras, faturamento e vendas, devem estar em constante sintonia para uma previsão de demanda e sensibilidade nas antecipações de possíveis problemas. Como: cancelamentos de pedidos de compra; reprogramação de data de entrega; alteração de local entrega; divergências físicas de produto ou fiscais.
Avarias:
Para minimizar as ocorrências com avaria é interessante a adoção de treinamentos das equipes para a correta movimentação dos produtos, checklist das frotas já carregadas, analisando e conferindo o acondicionamento da carga. Criação de planos contingenciais em ocorrências de avarias durante o trajeto e quais medidas a serem tomadas para contenção.
Tracking de Entregas
Com o avanço tecnológico, um sistema que permita acompanhar em tempo real o status de seu pedido, o tracking de entregas (Rastreabilidade de pedidos) se torna cada vez mais um diferencial na qualidade e eficiência dos serviços de entrega das empresas. Permite otimizar o tempo dos seus colaboradores, visto que elimina a necessidade de contato via telefone, pois as informações do status de entrega chegará ao cliente via e-mail ou SMS. Deste modo, você pode dedicar mais tempo à melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.
Maior assertividade nos prazos de entrega
Ao integrar o tracking nas operações, viabilizará a identificação de pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência nas entregas. Essas informações são primordiais para conseguir antecipar eventuais imprevistos e conquistar a confiança do seu cliente, lhe informando em tempo hábil as alterações realizadas e novos prazos para entrega, mantendo a assertividade nas operações.
A importância do mapeamento para roteirização
laneje a sequência de suas entregas de maneira assertiva e otimizada, objetivando a redução de custos e melhoria do nível de serviço na operação logística, pois, através do planejamento, evita-se os desperdícios, e com isso a reduzindo dos custos. São informações que possibilitam uma compreensão mais ampla do funcionamento das etapas de mapeamento:
- Definição de rotas;
- Disponibilidade do cliente;
- Prazo contratual de entrega;
- Sequência de paradas (aplica-se em cargas fracionadas e abastecimentos);
- Tempo de atendimento (Carga e descarga);
- Capacidade dos veículos;
- Jornada do motorista.
A importância de predefinir os prazos da rota ou praça é atender as expectativas do cliente sem perder a qualidade. O aprimoramento do mapa logístico, possibilita o planejamento hábil nas antecipações de entrega, alteração de rotas e troca de veículo. O levantamento de dados ajudam a melhorar esse indicador, como endereço atual do cliente, valor da carga, distância percorrida até o destino final. Resultando em maior flexibilidade na escolha do veículo para o roteiro.
Dimensionamento de Frota
O dimensionamento é a garantia de maior eficiência na operação de transporte e evitar a ociosidade de suas frotas, ou seja, tornando-as mais produtivas. Este processo envolve planejamento e otimização ligada ao transporte durante um determinado período de tempo. Abaixo listamos as atividades que exige planejamento referente ao dimensionamento de cargas:
- Identificação da capacidade e carga máxima que cada um dos veículos da sua frota são capazes de transportar;
- Determinar a demanda mensal de cargas que a sua empresa consegue suportar;
- Identificar o número de viagens mensais que os seus veículos fazem;
- Análise das rotas, considerando as condições da estrada e tipos de veículos;
- Avaliação e controle do tempo de cargas e descarga, descanso dos motoristas e outras questões envolvendo a sua operação;
- Controle das especificações técnicas de cada veículo de sua frota.
A sinergia entre os gestores da organização contribui para implantação de novos métodos de trabalho como também na realização do mapeamento dos processos que englobam o sistema logístico, levantamento de estratégias que visem a redução de custo e melhoria contínua dos produtos e serviços. Identificando os elementos-chave que determinem os serviços, criando um padrão de atendimento na realização dos processos apoiando a empresa para que ela possa utilizar os serviços logísticos como uma ferramenta competitiva, voltada para a satisfação das necessidades e desejos do cliente.