Como reduzir a rotatividade de colaboradores no supermercado

O varejo é um dos ramos que mais emprega no país. Em contrapartida, a alta rotatividade (ou turnover) de funcionários continua sendo o fantasma que tira o sono dos varejistas.

Se o “entra-e-sai” de funcionários também anda atrapalhando a sua empresa, veja algumas dicas de como reduzir a rotatividade.

O que é Rotatividade? 

Também chamada de Turnover, é a medida que engloba as contratações e demissões de pessoas em uma empresa. Portanto, uma alta taxa de demissões implica em problemas de gestão e que resultam em impactos negativos no evolução de um negócio.

Em supermercados e empresas do varejo em geral, é um tanto comum ocorrer grandes volumes de contratações, como demissões. Mas, isso não deveria ser um fenômeno natural se observado de perto e quando adotadas as algumas medidas para reduzir essa rotatividade, o que diretamente afeta na redução de custos.

Causas da rotatividade em empresas do varejo 

Para resolver um problema de forma efetiva, é preciso atuar diretamente na causa. Porém, antes de mais nada é importante que você identifique os setores que mais sofrem com o turnover.

Os motivos que levam aos pedidos de demissão ou necessidade de substituição também devem ser levados em questão. Assim, as ações corretivas podem ser tomadas de forma direcionada e assertiva.

A sua principal fonte de dados para determinar o que está gerando a rotatividade em sua empresa, são os funcionários que pedem demissão. Logo, você deve estar pronto para ouvir tudo que estes têm a dizer.

Em empresas com processos mais definidos, existe a entrevista de desligamento que é  o momento para coletar as insatisfações que motivam o pedido do colaborador. Por isso, escute e reflita sobre suas razões.

Forme os seus funcionários 

Criar um programa de capacitação no seu negócio, é mostrar aos funcionários que a empresa está investindo e buscando o desenvolvimento dos mesmos. Estimulando a qualificação da sua mão de obra, você constrói uma equipe motivada e faz com que os funcionários vejam na empresa um caminho para a vida profissional.

Além disso, os programas de capacitação são uma das formas mais efetivas de atrair os profissionais que estão em escassez no mercado, como padeiros, confeiteiros e açougueiros, e ainda otimizar o serviço da sua empresa.

Foque no bem estar para reduzir a rotatividade 

Para ter pessoas envolvidas, é preciso que você pense e promova qualidade de vida dentro da sua empresa. Portanto, busque ter um clima de trabalho positivo e um ambiente que possibilite a boa ação dos seus funcionários.

Com isso, um estudo realizado pela Sodexo em diversos países mostrou os seguintes dados:

  • 76% das que empresas que investem no bem estar do quadro de funcionários viram uma maior retenção dos mesmos;
  • 86% relataram maior produção;
  • 70% afirmaram ter aumentado a renda.

Um dos principais erros do varejo, no que se liga ao bem estar dos colaboradores, é não tomar cuidado com as escalas de trabalho do time. Lembre-se que todos os membros precisam ter acesso a momentos de descanso de forma equivalente, sem privilégios.

Remuneração justa reduz a rotatividade de colaboradores

É um fato: salários e benefícios não são mais os pontos cruciais para a retenção de funcionários, mas ainda são importantes. Uma maneira de ser justo em relação a salário da equipe é alinhar os valores do seu varejo com os praticados pelo mercado, ou, se possível, oferecer somas superiores.

Se você é um supermercadista e ainda não sabe quais valores utilizar como base na hora de definir os valores do seu time, você pode fazer uma rápida pesquisa sobre média salarial para os cargos que pretende contratar.

Defina metas e valorize os resultados

Uma empresa que define metas objetivas para os seus colaboradores, atua de forma clara e mostra o que espera como resultado por parte das equipes. Além disso, as metas quando acompanhadas de valorização, são uma das formas mais certas de engajar e estimular o trabalho da equipe.

A lógica é simples: quanto mais o colaborador se dedica, mais ele ganha em conjunto com a empresa. Bonificações, promoções e aumentos podem ser usados para premiar os funcionários, quando houver mérito por parte dos mesmos.

Possibilite o crescimento nas funções operacionais

A rotatividade do varejo sempre ocorreu de forma mais intensa nos cargos operacionais. Nos supermercados, por exemplo, a os índices de turnover destas funções chegam a quase 18% (Associação Brasileira de Supermercados – 2016).

Investir no avanço de um plano de carreira causa um grande impacto na retenção de pessoas, em especial nos cargos operacionais.

Afinal, mostrar aos colaboradores onde eles podem chegar dentro da empresa e o que é preciso para isso, faz com que eles se sintam motivados com seus resultados.

Para elaborar um plano de carreira você precisará seguir alguns passos:

  1. Veja todos os cargos existentes na sua empresa, descrevendo as atividades e responsabilidades de cada função e pontuando as competências e perfis preciso para o profissional.
  2. Tendo em mente todas as funções, analise a estrutura hierárquica da sua empresa, fazendo a relação entre os cargos. É válido levar em conta a complexidade das tarefas que cada profissional faz.
  3. Avalie o mercado e veja as médias salariais e benefícios dados para cada função. A partir desses dado será possível definir a forma que você irá pagar cada um dos cargos.
  4. Estabeleça políticas e regras claras para promoção e aumentos salariais. É básico levar em conta a meritocracia, o tempo de empresa, o desempenho e a qualificação.
  5. Por fim, após definir o seu plano de cargos e carreiras é preciso fazer a implantação. Nesse momento, é vital falar sobre o programa de forma clara para todos. Lembre-se, é crucial atualizar este plano sempre que houver alguma mudança nas tarefas.

Trabalhe o recrutamento contínuo

A necessidade de reduzir o turnover é clara, mas é básico ter em mente que a rotatividade do varejo é algo que faz parte do setor. Então, uma das soluções para lidar com isso, é ter uma seleção contínua de funcionários – e não apenas quando preciso preencher uma vaga.

Por fim, o objetivo da seleção contínua é evitar a empresa de baixas na equipe e toma por base o turnover médio que a função apresenta. Assim, este planejamento evita que as seleções sejam feitas as pressas e reduz a chance de erro na seleção, além de suprir as vagas que surgem com rapidez.

 

Fonte: Casa Magalhaes

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