O que é ruptura de estoque? Saiba como evitar esse problema!

Diariamente, dezenas de pessoas devem entrar e sair do seu ponto de vendas. Mas, que fatores levam elas a permanecerem e efetuarem uma compra? A inexistência de ruptura de estoque certamente é um deles.

Afinal, o que é ruptura de estoque?

Em uma linguagem bem usual, podemos definir a ruptura de estoque como o momento onde o seu cliente procura por algum item, perecível ou não, mas ele não está disponível para a venda.

Situação bem chata para o seu cliente, não é?

Além disso, a probabilidade de ocorrer rupturas com produtos de alto giro é muito grande. Então, é de extrema importância que você planeje seu estoque assertivamente.

É um fato que gerenciar com precisão o estoque é a principal dificuldade para as empresas do varejo de autosserviço, tais como mercadinhos, supermercados e atacarejos. Se você é dono, sócio ou gerente de algum desses tipos de empresa, a mensagem principal que tenho para é: você não está sozinho!

Vou ajudar você a esclarecer alguns pontos que são críticos para o sucesso da sua gestão de estoque. Lembre-se: faltar produtos nas gôndolas de sua loja é perder dinheiro!

Para se ter a dimensão do tamanho do prejuízo que a ruptura de estoque traz para a sua loja, veja só esses números:

  • Diminui as vendas de sua loja em de 5% a 10%.
  • 70% da decisão de compra é tomada em frente à gôndola.
  • 32% dos clientes que não acham o produto que buscam vão para outra loja (Muito provavelmente seu concorrente).
  • 20% substituem por um produto de outra marca, provavelmente com margem menor.
  • 17% adiam a compra.

A seguir, saiba mais sobre a ruptura de estoque, suas principais causas e principais ações que você pode fazer para evitá-la na sua empresa.

Principais causas da ruptura de estoque

Mesmo sendo um problema recorrente do varejo alimentar, pouco se evolui no sentido de dar fim definitivo à ruptura de estoque mas empresas varejistas. Não só por questões culturais como também pela complexidade de lidar com um segmento tão multifacetado como é o varejo de alimentos.

Muito se estudou nos últimos 50 anos sobre as principais causas do acontecimento da ruptura de estoque e há um consenso que o principal fator crítico para que ela ocorra é única: a má comunicação entre o sistema de gestão e as gôndolas.

Claro que em países como o Brasil, onde o nível econômico e infraestrutura logística ainda é bem precária, o acontecimento da ruptura de estoque tem outras causas. Logo, cabe ao empreendedor varejista identificar que fatos estão levando sua empresa a ter falta de produto nas gôndolas.

De toda forma, o problema de ruptura de estoque ocorre pela execução de práticas falhas no dia a dia dos varejistas. Seja no excesso de SKU’s (quantidade de itens na loja) em relação à sazonalidade da demanda, dificuldades em prever a demanda de produtos de alto giro ou até mesmo problemas com a capacitação de pessoal.

Principais causas da ruptura de estoque:

1. Pedido da loja

Nesse caso, o varejista emitiu seu pedido de compra de determinado produto ou determinada categoria de produtos junto aos seus fornecedores.

2. Erros de previsão de demanda

Quando o varejista não consegue prever com assertividade a demanda por um produto ou determinado grupo de produtos através do seu sistema ou de qualquer outra ferramenta de gestão.

3. Problema com as gôndolas

Se o produto não tiver no lugar certo, pelo preço certo e para o cliente certo, fatalmente você sofrerá com ruptura de estoque. Logo, a reposição de produtos nas gôndolas é um dos principais fatores causadores dessa dor.

4. Gerenciamento de compras

Quando o empreendedor varejista não tem um bom gerenciamento de compras junto aos seus fornecedores, haverá a falta de produtos no estoque, consequentemente, existirá a falta de produtos nas gôndolas.

5. Sede da loja

A estrutura física da loja é um fator essencial para a ocorrência da ruptura de estoque. Dessa forma, a falta de ações de execução, bem como a inadequada distribuição das gôndolas no espaço físico, prejudica e muito o varejista em relação a essa dor.

Com isso, pode-se perceber que cerca de 75% das causas da ruptura do estoque são causadas por falhas nas atividades de compras, prisão de demanda e organização de gôndolas. Visto que é um número bem expressivo e que o varejista precisa ter atenção.

Sabendo disso, preparei algumas dicas essenciais para evitar esse problema na sua loja. Confira!

Dicas para evitar a ruptura de estoque na sua loja

Invista na capacitação dos seus colaboradores!

Muitas vezes as empresas investem em inúmeras ferramentas com o objetivo de ter uma boa gestão de estoque. Porém, mesmo com tantos recursos, não conseguem alcançar esse objetivo. Por que será que isso acontece?

Bom, se sua loja tem as ferramentas ideais e, mesmo assim, não consegue ter um controle de estoque assertivo, certamente a causa raiz desse problema é a sua mão de obra.

Invista sem medo na capacitação técnica da sua equipe, seja qual for a área. Dessa forma, sua empresa terá cada vez mais e melhores resultados. Ter processos e sistemas ideais mas não ter pessoas bem treinadas para trabalhar na sua empresa te faz perder dinheiro no final das contas.

Conheça seus clientes!

Você já se colocou no lugar do seu cliente no momento em que ele procura um produto e não acha? Deixa eu te falar uma coisa: ele se sente frustrado e você só tem a perder com isso. Afinal, a frustração do seu cliente é uma grande inimiga da sua empresa e, se eu fosse você, ficaria o mais distante possível.

Entender o contexto social e hábitos de compra do seu público ajuda na previsão da procura por produtos da sua loja, tornando os processos de compra de mercadorias e ações promocionais mais assertivos.

A falta de conhecimento sobre as preferências de compra dos seus clientes te faz perder dinheiro no final das contas.

Conheça as causas da ruptura de estoque na sua loja!

Uma boa gestão de estoque depende diretamente da correta análise de variáveis que influenciam os bons resultados e os resultados ruins. Então, em relação aos bons resultados, a intenção é sempre melhorá-los. Já em relação aos resultados ruins, a intenção sempre é reduzi-los.

Saber quais são os gargalos responsáveis pela ruptura de estoque na sua loja é essencial para que você planeje, execute e controle ações corretivas que irão diminuir ou até mesmo eliminar esse problema da sua empresa.

A falta de conhecimento sobre as causas reais da ruptura de estoque te faz perder dinheiro no final das contas.

Você precisa de um sistema para evitar a ruptura no estoque!

Ter todo um trabalho de organizar os processos da sua empresa, capacitando seus colaboradores, mas não ter uma ferramenta que permita análises claras do seu negócio são tempo e dinheiro jogados fora!

Você precisa de um sistema que te propicie uma experiência única com tecnologia para a gestão do seu negócio, ágil, com ótima usabilidade e que garanta segurança para os seus dados.

O cenário ideal é que seu sistema faça a análise de uma ou mais lojas, munindo você de informações estratégicas para a tomada de decisão, além de proporcionar uma experiência mobile, otimizando o seu tempo e dando a oportunidade para a  execução de ações estratégicas que evitem a ruptura de estoque.

Trabalhar sem um sistema que supra as suas necessidades de análises e que não otimize o seu tempo te faz perder dinheiro no final das contas.

 

Fonte. Casa Magalhães

 

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