Em tempos de SPED (ICMS, IPI, Contribuições, etc.), manter a integridade dos dados do sistema de automação é primordial. Perder dados pode significar muito trabalho para reconstruir as informações, e com certeza este trabalho tem um alto custo.
Além do custo com o trabalho de reconstrução das informações, a operação da empresa poderá ser bastante prejudicada e o contribuinte corre o risco de sofrer penalidades por parte do fisco por não entregar as informações obrigatórias dentro dos prazos legais.
Por estas razões, é primordial que os dados sejam mantidos íntegros, e para tanto, os dois principais mecanismos são um bom No-Break e um eficiente processo de Backup.
O No-Break recomendado é um modelo que tenha dupla conversão, ou seja, que recebe energia da rede em corrente alternada, converte para corrente contínua, carrega as baterias, converte novamente para corrente alternada e somente depois deste processo fornece a energia para os equipamentos que estiverem ligados ao no-break. Este processo fornece uma energia de qualidade, estabilizada e sem interrupções ou picos, trazendo um funcionamento mais uniforme para os equipamentos e aumentando consideravelmente a vida útil dos equipamentos, o que se traduz em economia de dinheiro em manutenção.
Com a utilização de um no-break, como temos estabilidade no funcionamento de um servidor, por exemplo, diminui muito a incidência de desligamentos não comandados e assim o banco de dados dos aplicativos mantêm-se íntegros.
Já o backup serve para a recuperação de sinistros envolvendo o banco de dados, tais como dano ao HD, incêndio, roubo do servidor, etc. É recomendável que o backup seja efetuado mais de uma vez ao dia, preferencialmente com a utilização de algum gerenciador de backup que possa automatizar o processo e que o usuário, com esta automatização, não corra o risco de deixar de fazer backup por esquecer-se da tarefa.
Na web estão disponíveis alguns gerenciadores de backup, com diversas caraterísticas, gratuitos ou pagos. A Worksoft disponibiliza gratuitamente a seus clientes um gerenciador de backup integrado aos seus aplicativos, que tem as seguintes opções:
- Integração com todos os aplicativos da família SAD Gestor;
- Backup compactado que pode ser efetuado com o banco de dados em uso;
- Possibilidade de múltiplos agendamentos para os horários dos backup;
- Possibilidade de salvar os backup em rede, em HD externo e em pen-drive;
- Possibilidade de salvar o backup na web, utilizando uma conta de FTP.
Com estas caraterísticas, o SAD Gestor – Gerenciador de Backup cumpre a importante função de ajudar a resguardar os dados da empresa, e tudo isso sem nenhum custo.
Vejam mais detalhes sobre o gerenciador de backup em nosso wiki: http://187.4.82.182:8080/redmine/projects/bkp/wiki