Atualização SAD – Versão 22.02

Relatório de Clientes com e-mail:

Nas opções de relatório de clientes, criada opção para gravar em arquivo TXT os endereços de e-mail dos clientes que tiverem e-mail cadastrado. Ficam disponíveis todos os filtros utilizados para os relatórios de clientes.

Lei 12.741 – Lei da Transparência Fiscal:

A Lei 12.741 obriga aos varejistas a partir de 10/06/2013 a informem nos documentos fiscais de venda de produtos ou serviços ao consumidor, o valor aproximado dos totais dos impostos ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Cofins e Cide. Estas informações podem ser calculadas diretamente pelo emitente do documento fiscal, como também, de acordo com o Artigo 2º, podem ser fornecidas por entidade idônea de âmbito nacional. Para facilitar o trabalho dos usuários de nossos softwares, escolhemos trabalhar com os dados fornecidos pelo IBPT (www.ibpt.com.br). O sistema funcionará da seguinte forma:

  1. O IBPT fornecerá para a Worksoft as tabelas contendo o NCM e a alíquota total destes impostos;
  2. A Worksoft fará a importação destes dados para arquivo no padrão SAD DOS, e este arquivo ficará disponível em nosso FTP para download, que deverá ser comandado pelo cliente;
  3. No momento de gerar a Nota Fiscal Eletrônica, o SAD fará uma consulta a este arquivo utilizando o NCM do produto, recebendo de volta as alíquotas totais dos impostos acima citados, de acordo com a origem dos produtos (nacional ou importado);
  4. Para atender à legislação também na emissão dos cupons fiscais, a alíquota total dos impostos será informada para o PDV SysPDV e PDV GZ por ocasião da carga de produtos gerada pelo SAD.

Desta forma, para que as informações nos documentos fiscais não fiquem erradas, é de fundamental importância que no cadastro dos produtos estejam informados corretamente o NCM de cada um deles. Para os produtos cujo NCM não estiver cadastrado ou que estiver cadastrado errado, será considerada a alíquota média calculada pelo SAD por ocasião da importação dos dados fornecidos pelo IBPT. Este cálculo das alíquotas médias será resultado da divisão da soma das alíquotas pela quantidade de registros existentes no arquivo.

Manutenção do arquivo do IBPT:

Em Exporta / Importa Dados > Opção 3 – Importar Arquivo do IBPT, foram criadas a operações para manutenção do SADIBPT.ARQ, contendo as alíquotas totais dos impostos incidentes sobre os produtos. As opções disponíveis são as seguintes:

  1. Importar Dados do IBPT.TXT – Esta operação será executada somente pela Worksoft, toda vez que o IBPT disponibilizar uma versão atualizada do arquivo com as informações dos impostos. Após a geração do arquivo no padrão do SAD, este ficará disponível em nosso FTP para download.
  2. Verificar NCM dos Produtos – Esta opção faz a verificação se os NCM cadastrados nos produtos constam no arquivo SADIBPT.ARQ e os NCM que não forem encontrados serão listados em um arquivo texto que poderá ser enviado para o IBPT complementar as informações no arquivo de origem. Antes de enviar para o IBPT, deve-se fazer uma conferência para verificar se os códigos NCM listados estão corretos.
  3. Download do SADIBPT.ARQ – Esta opção faz o download para o servidor do SAD e a descompactação para a pasta dos arquivos do SAD.
  4. Consultar Carga Tributaria – Informando o produto, será possível consultar a carga tributária do mesmo. Caso o NCM do produto esteja zerado ou não seja encontrado no SADIBPT.ARQ, será mostrada a tributação média calculada.

Relatório de Contas a Receber:

Na emissão do relatório das contas a receber quitadas ou pendentes, o SAD passa a pedir que seja informada a data inicial de emissão dos registros, filtrando por esta data. Desta forma será possível listar os registros recebidos em determinado período, mas que tenham sido emitidos somente a partir de uma data definida.