Ao criar uma empresa, deparamos com este assunto, que na maioria das vezes, só conseguimos enxergar de forma mais coerente após um tempo atuando no mercado.
A forma mais utilizada pelas empresas consiste em calcular os custos através de seu histórico, visando diminuir ao máximo os custos diretos e despesas fixas.
O tão almejado preço de venda competitivo vai se tornando realidade ao aliarmos ao cálculo o fator de ‘COMPRA’ possibilitando projetar ótimos preços. Temos o seguinte cenário:
Preço de ‘VENDA’ adequado de um produto/serviço depende do equilíbrio entre:
- Preço de Mercado
- Valor Calculado (Custos e Despesas)
Sobre o ‘Valor Calculado’: deverá cobrir o custo direto do produto/serviço, prevenindo-se de suas despesas ‘Variáveis’ e ‘Fixas’. Após alcançar o ‘Valor Calculado’, partimos para o ‘Lucro’. Dois aspectos entram em cena. São eles: Aspecto Mercadológico e Aspecto Financeiro.
Aspecto mercadológico
Análise sobre os preços de venda praticados pela concorrência deverá ser realizada. Concorrente direto será o de mesmo perfil, ou seja, trabalha com o mesmo segmento, qualidade e categoria de produto/serviço. Levando em conta alguns fatores:
- Conhecimento da marca;
- Tempo em que atua no mercado;
- Volume de Vendas conquistados;
- Formas de negociação com seus clientes, ou seja, sua agressividade no mercado.
Aspecto financeiro
Já citado anteriormente, deverá cobrir o custo direto do produto/serviço. Levando em conta alguns fatores:
Despesas Variáveis
- Comissões de Vendedores;
- Premiações, exemplo, assiduidade de presença.
Despesas Fixas
- Salários;
- Telefone;
- Luz;
- Água;
- Internet;
- Aluguel;
- Segurança;
- Pró-labore.
Lucro líquido será o Saldo Restante.
Equilíbrio
Se o preço no aspecto mercadológico for ‘MENOR’ em relação ao do aspecto financeiro. O empresário deverá refazer os cálculos a fim de entender se será viável cobrir os preços. Trocando em meados, deverá procurar diminuir seus custos diretos e despesas fixas a fim de buscar um equilíbrio. Como última saída, readequar o percentual de lucro líquido, diminuindo-o.
Calculando preços
Com base no mercado, existem algumas alternativas a serem seguidas para calcular seus preços.
- Através do histórico de vendas, projetar por período. Tendo como base, resultados obtidos no mesmo período anteriormente. Algumas variações ocorrerão devido: Novos Concorrentes, Eleição, Feriados, Produtos Novos, Nova Tendência, Moda, etc;
- Estudo de Demanda para avaliar o público alvo. Tomando por base as variações externas como: atividade econômica, população, situação política, nível de renda, concorrência, tendências nacional e internacional, etc.