‘Precificação’, como definir o preço de venda de um produto ou serviço?

Ao criar uma empresa, deparamos com este assunto, que na maioria das vezes, só conseguimos enxergar de forma mais coerente após um tempo atuando no mercado.

A forma mais utilizada pelas empresas consiste em calcular os custos através de seu histórico, visando diminuir ao máximo os custos diretos e despesas fixas.

O tão almejado preço de venda competitivo vai se tornando realidade ao aliarmos ao cálculo o fator de ‘COMPRA’ possibilitando projetar ótimos preços. Temos o seguinte cenário:

Preço de ‘VENDA’ adequado de um produto/serviço depende do equilíbrio entre:

  • Preço de Mercado
  • Valor Calculado (Custos e Despesas)

Sobre o ‘Valor Calculado’: deverá cobrir o custo direto do produto/serviço, prevenindo-se de suas despesas ‘Variáveis’ e ‘Fixas’. Após alcançar o ‘Valor Calculado’, partimos para o ‘Lucro’. Dois aspectos entram em cena. São eles: Aspecto Mercadológico e Aspecto Financeiro.

Aspecto mercadológico

Análise sobre os preços de venda praticados pela concorrência deverá ser realizada. Concorrente direto será o de mesmo perfil, ou seja, trabalha com o mesmo segmento, qualidade e categoria de produto/serviço. Levando em conta alguns fatores:

  • Conhecimento da marca;
  • Tempo em que atua no mercado;
  • Volume de Vendas conquistados;
  • Formas de negociação com seus clientes, ou seja, sua agressividade no mercado.

Aspecto financeiro

Já citado anteriormente, deverá cobrir o custo direto do produto/serviço. Levando em conta alguns fatores:

Despesas Variáveis

  • Comissões de Vendedores;
  • Premiações, exemplo, assiduidade de presença.

Despesas Fixas

  • Salários;
  • Telefone;
  • Luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Aluguel;
  • Segurança;
  • Pró-labore.

Lucro líquido será o Saldo Restante.

Equilíbrio

Se o preço no aspecto mercadológico for ‘MENOR’ em relação ao do aspecto financeiro. O empresário deverá refazer os cálculos a fim de entender se será viável cobrir os preços. Trocando em meados, deverá procurar diminuir seus custos diretos e despesas fixas a fim de buscar um equilíbrio. Como última saída, readequar o percentual de lucro líquido, diminuindo-o.

Calculando preços

Com base no mercado, existem algumas alternativas a serem seguidas para calcular seus preços.

  • Através do histórico de vendas, projetar por período. Tendo como base, resultados obtidos no mesmo período anteriormente. Algumas variações ocorrerão devido: Novos Concorrentes, Eleição, Feriados, Produtos Novos, Nova Tendência, Moda, etc;
  • Estudo de Demanda para avaliar o público alvo. Tomando por base as variações externas como: atividade econômica, população, situação política, nível de renda, concorrência, tendências nacional e internacional, etc.

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