A importância do Saneamento Tributário dos Produtos

Cenário

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Sebrae, 96% dos empresários apontam a alta carga tributária e a complexidade do sistema de arrecadação como sendo as principais barreiras para o desenvolvimento das empresas no país.

A pesquisa aponta que os empresários possuem uma preocupação em relação ao tema tributário, pois sabem que a carga tributária tem um grande impacto em seus negócios. Mas voltando os olhos para o mercado varejista podemos observar o quão grande é o desafio desses empresários para manter a tributação de seus produtos de acordo com a legislação vigente.

No varejo, em especial os supermercados, existem uma grande e variada gama de produtos. Estes produtos possuem incidências de vários impostos na esfera federal como: PIS; Cofins; IPI. Também existem os impostos que são da esfera estadual, sendo o principal o ICMS.

Senão bastassem os vários impostos, existem variações de situação tributária entre eles, por exemplo: O produto pode ser isento; tributado; não tributado; substituído tributário, com redução na base de cálculo, entre outros. Enfim, para o empresário poder deixar seus produtos com as tributações corretas de acordo com a legislação, ele deverá mergulhar em uma infinidade de informações tributária que demandará muito do seu tempo.

A falta de informações corretas no cadastro de produtos geram grandes problemas para o negócio da empresa, que acaba culminando com uma gestão deficitária ocasionando baixa rentabilidade e perda de lucro. Alguns desses problemas que uma má gestão tributária pode ocasionar são: recolhimento de imposto maior ou menor que o correto; formação de preço errado dos produtos; autuação dos órgãos fiscalizadores; pagamento de multa e até encerramento da atividade comercial das empresas.

Solução

Mas não precisa se desesperar. Nós temos a solução para colocar ordem neste emaranhado de impostos. Por uma parceria com o Grupo IMendes, a Derevo desenvolveu uma integração que fará o saneamento fiscal do cadastro de produtos da sua base de produtos. Utilizando essa integração, onde a IMendes se responsabiliza pelo serviço de saneamento tributário, sua empresa terá ganhos em vários aspectos.

 

fonte: www.derevo.com.br

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *