Utilizando o DDA – Débito Direto Autorizado

Sabemos como é importante ganhar tempo na vida de cada pessoa. Com o Débito Direto Autorizado implantado no Sistema Bancário Brasileiro, você aumenta o controle sobre os pagamentos e ainda agiliza seus pagamentos diretamente nos canais de relacionamento com os bancos, evita atrasos e pode ser avisado sempre sobre suas movimentações no DDA.

O que é o DDA ?

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema integrado entre os bancos que permite a apresentação eletrônica dos boletos de cobrança registrada e faturas de cartão de crédito, sem que seja necesário enviar os papéis desses títulos para sua casa ou empresa.

Como funciona ?

O correntista precisa primeiro fazer a adesão ao sistema DDA nos canais de relacionamento com seu banco. Com isso passa a visualizar os boletos diretamente no Internet Banking ou nos caixas eletrônicos dos bancos, onde faz o pagamento do título.

Em princípio os bancos não cobram nenhuma tarifa para esta adesão ou para a utilização da plataforma, mas para evitar surpresas, recomendamos consultar seu banco para confirmar se haverá custos ou não.

Quais os benefícios ?

  • Com o uso do DDA, serão mostrados para o correntista todos os boletos que emitiram para ele, o que possibilita saber antecipadamente tudo o que tem a pagar, mesmo antes de receber o boleto impresso enviado pelo emitente.
  • Não se preocupe, pois o DDA não é um débito automático, e para que ocorra o débito na conta bancária é necessário que o usuário comande a baixa ou faça o agendamento para o pagamento.
  • Para fazer o pagamento, não mais será necessário digitar os dados do código de barras (o que pode ser feito com erros), bastando selecionar o título e confirmar o pagamento ou o agendamento do pagamento. Este processo simplificado elimina os erros e diminui significativamente o tempo gasto nas operações de pagamento dos boletos.
  • Caso o usuário visualize no DDA um boleto que desconheça, ele pode comandar a REJEIÇÃO do mesmo por meio do DDA, e o emitente do boleto será notificado desta rejeição.
  • Com o DDA, o correntista reduz as chances de efetuar o pagamento de uma cobrança indevida ou mesmo de um boleto adulterado, aumentando a segurança de suas transações.

O que mais ganho com o DDA ?

Além dos benefícios operacionais listados acima, ganhamos muito quando lembramos da sustentabilidade. Anualmente são emitidos no mercado 2 bilhões de boletos de cobrança. Isso representa o equivalente a 374 mil árvores, 1 bilhão de litros de água, milhões de quilogramas de dióxido de carbono. Com o DDA, você contribui ao poder receber menos boletos de papel.

Curiosidades sobre o DDA

O que é Sacado Eletrônico: É a pessoa física ou jurídica titular de conta bancária, que venha a aderir ao sistema DDA. O Sacado Eletrônico poderá consultar, nos canais eletrônicos dos bancos, todos os boletos de cobrança registrada emitidos contra seu CPF ou CNPJ e, se possuir agregados, também os boletos de seus agregados.

O que é Agregado Eletrônico: É a pessoa física ou jurídica, titular ou não de contas bancárias, que efetue a adesão ao DDA e autorize o sacado eletrônico a visualizar e a pagar todos os boletos de cobrança registrada emitidos contra seu CPF ou CNPJ.

O que é Sacado Eletrônico Autorizado: É a pessoa física ou jurídica que também aderiu ao sistema DDA, cujo CPF ou CNPJ foi autorizado a receber o boleto de cobrança registrada específico, por meio de indicação de outro cliente DDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *